Conversando sobre autismo

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Nesse e-book você irá encontrar:

Capítulo 1 – Oque causa o autismo
Capítulo 2 -Aceitando o diagnóstico de autismo
Capítulo 3 -Médicos e diagnóstico de autismo
Capítulo 4-Sinais de autismo Capítulo 5 -Dieta sem glúten
Capítulo 6 -Soluções usadas para tratar o autismo
Capítulo 7 -Tratamentos alternativos para o autismo Capítulo 8 – Como agir sendo pai de uma criança autista
Capítulo 9 – Deixe seu filho autista ser uma criança
Capítulo 10- Crianças Autistas precisam de horários
Capítulo 11 -10 Dicas para comemorar feriados com seu filho autista
Capítulo 12 – Tratamento para a síndrome de Asperger
Capítulo 13 – O que é transtorno persuasivo do desenvolvimento

Capítulo 14 – Sinais de transtorno persuasivo do desenvolvimento

Capítulo 15 – Como o transtorno persuasivo do desenvolvimento é diagnosticado

autismo

Inabilidade para interagir com as pessoas, dificuldade para desenvoltura da linguagem e da comunicação, comportamento restritivo e repetitivo são alguns dos sinais do Transtorno do Espectro do Autismo.

A predominância do autismo é em meninos. Embora os indícios possam surgir nos primeiros meses de vida, é difícil serem identificados precocemente. Geralmente, os sintomas ficam mais claros antes da criança completar três anos de idade. Atualmente, estudiosos avaliam que a contribuição dos fatores genéticos esteja por volta de 90%, restando para o ambiente apenas 10% da responsabilidade.

O autismo não tem cura e estudos apontam que uma em cada cento e cinquenta crianças apresenta essa condição, porém apenas uma minoria dos portadores evidencia comprometimento intelectual grave. Os indivíduos portadores desse transtorno possuem graus diferentes:

Com comprometimento grave são aqueles que:

  • Preferem ficar isolados;
  • Ausência de tentativas espontâneas de compartilhar prazer, interesses ou realizações com outras pessoas;
  • Ausência de reciprocidade social e/ou emocional;
  • Fracasso em desenvolver relacionamentos com seus pares;
  • Repetem movimentos estereotipados permanentemente;
  • Giram em torno de si mesmas;
  • Não interagem;
  • Dificuldade para compreender;
  • E em geral apresentam deficiência mental significativa.

Com comprometimento moderado são aqueles que:

  • Dificuldade com a fala. Comumente a criança fala, porém não utiliza dela para se comunicar;
  • Repetem frases, mas fora de contexto;
  • Apresentam dificuldade de compreensão;
  • Não entendem metáforas, duplos sentidos, somente a definição literal das palavras;
  • Geralmente não olham nos olhos dos outros;
  • Dificuldade para estabelecer contato visual com as pessoas e com o ambiente;

E os autistas com linguagem e intelecto preservados são as pessoas que tem a Síndrome de Asperger – que são aqueles que:

  • Apresentam as mesmas dificuldades dos demais autistas, porém num grau muito reduzido (dificuldade na interação social, padrões repetitivos e estereotipados, gostam de ter e seguir uma rotina)
  • Não existe atraso geral na linguagem: são verbais;
  • Não existe atraso no desenvolvimento cognitivo ou de habilidades de autocuidados próprios da idade, no comportamento adaptativo;
  • Geralmente são crianças inteligentes;
  • Muitas vezes são confundidos com crianças superdotadas, pois são imbatíveis em uma área, geralmente a que mais se identificam;

O diagnóstico do autismo fundamenta-se na presença de determinados padrões de comportamento, como os citados acima. A intervenção é essencial para desenvolver a comunicação, a socialização e a autonomia da criança. É importante lembrar que o autismo possui diferentes graus.

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Algumas dicas para quem convive com o autismo:

  • A importância de buscar orientações e/ou atendimento, principalmente se o autismo for em um grau elevado, pois pode ocorrer um desiquilíbrio para toda família.
  • É essencial encontrar uma maneira para haver comunicação com o autista;
  • Autistas apresentam dificuldade de encarar modificações, sendo assim é interessante deixar as coisas organizadas e dentro da rotina;
  • Identificar os interesses do autista;
  • Elaborar quadros de rotinas visuais;
  • Existem casos em que o mais aconselhável é buscar uma instituição que proporcione atendimento mais individualizado, embora a intenção atual ser a inclusão de alunos com deficiências em escolas regulares, as limitações que o distúrbio gera devem ser respeitadas.

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AUTISMO O autismo se trata de uma maneira singular do desenvolvimento humano, um jeito de ser e de viver. As pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) muitas vezes tem dificuldades relativas as normas sociais e outros déficits, porém, através do conhecimento sobre o transtorno, de afeto e dedicação, estas pessoas podem aprender e exercer dignamente sua cidadania. O intuito deste trabalho é levar muito conhecimento, atividades e estratégias, relatos e dicas importantes, que contribuam com a aprendizagem destas crianças. “Viva o autismo”, para que possamos perceber que não existe um mundo a parte e sim um mundo onde todos fazem parte. Como bônus você levará o E-book inédito: “Atividades exitosas complementares de alfabetização”, onde selecionamos atividades de alfabetização bastante criativas que podem ser trabalhadas com todas as crianças, onde obtivemos êxitos em nossos atendimentos com crianças que apresentam autismo, dislexia, TDAH e dificuldades de aprendizagem. Acesse e garanta já o seu: https://go.hotmart.com/J9676345F! Não perca essa oportunidade de aprender mais sobre esse transtorno com diferentes estágios que atinge cada vez mais a população.

Sobre Andrielli Mendes Bittencourt

Andrielli Mendes Bittencourt
Psicóloga CRP 07/20780
Formada pela Faculdade Meridional - IMED

Atendimento psicoterápico clínico individual.

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