A ansiedade não é apenas se preocupar. Ela é manifestada através de noites em claro, a medida que você suspira e vira de um lado para o outro. É quando em nenhum momento o seu cérebro consegue desligar. É a bagunça de pensamentos que você reflete antes de dormir e todos os seus piores temores se tornam concretos em sonhos e pesadelos.
É amanhecer exausta mesmo que o dia só esteja iniciando.
Ansiedade é aprender como trabalhar com escassez de sono, pois você somente foi capaz de realmente fechar os olhos às duas da manhã.
São as mensagens que você reflete: “como fazer isso da forma certa?”. São três ou quatro comunicados que você envia caso tenha feito alguma coisa incorreta. Ansiedade é dar uma resposta de maneira complicada ou impulsiva.
Ansiedade são os minutos, horas, dias e até semanas que você consome esperando um retorno ao mesmo tempo que um cenário se constrói na sua mente, se perguntando o que a outra pessoa está pensando ou se ela está zangada.
Ansiedade é a mensagem não respondida que te mata por dentro, mesmo que você diga a si mesma “talvez ele esteja ocupado ou irá responder depois”.
Ansiedade é o julgamento que diz “quem sabe ele está me ignorando mesmo”. É você presumir e confiar naquele cenário negativo que você inventou ou deduziu.
Ansiedade é aguardar. Aparenta que você está sempre esperando, aguardando. É uma coleção de conclusões errôneas que sua cabeça inventa, e você acredita ou aceita. Ansiedade é se desculpar por coisas que nem precisam ser desculpadas. É não acreditar em si mesma, assim não não ter confiança em si.
Ansiedade é destruir relacionamentos antes mesmo deles iniciarem. Você ouve ou pensa: “você está enganada, ele não gosta de você e vai te deixar”. E o pior, você acredita. Ansiedade é uma condição ininterrupta de preocupação e pânico. É viver com medos alógicos.
É pensar demais, é se importar demais. Porque a base dos indivíduos ansiosos é se importar. É ter mãos suadas e coração acelerado. Mas por fora, poucas pessoas notam. Você tenta demonstrar estar tranquila e serena, mas por dentro é o oposto.
Ansiedade é ouvir a todo momento “não se preocupe, você está pensando demais”, relaxe’. Seus amigos ouvem suas conclusões e não sabem como você atingiu elas.
Ansiedade é querer consertar algo que nem problema é. É o aglomerado de interrogações que te fazem duvidar de si mesma. É voltar atrás para verificar de novo. Ansiedade é ir numa festa e se sentir desconfortável por imaginar que todo mundo está te olhando e que você não é bem aceito lá.
Ansiedade é chegar sempre antes do horário, porque imaginar chegar atrasada te deixa em pânico. Ansiedade é o pavor de falhar e a procura perfeição. E então, você se condena quando fracassa.
Ansiedade é procrastinar, pois você está sufocada pelo medo de falhar. Mas mais que qualquer coisa, ansiedade é se importar. É jamais querer magoar outra pessoa. É nunca querer fazer algo errado. Mais que tudo, é o querer ser aceita e querida. Então você acaba tentando demais muitas vezes.
Você se acha uma pessoa ansiosa? Saiba que existem mais de 18 milhões de brasileiros diagnosticados com o Transtorno da Ansiedade. Fora as pessoas que ainda não buscaram ajuda e não foram diagnosticadas.Isso não é brincadeira! Procure ajuda o quanto antes! Nunca esqueça que se cuidar e/ou buscar ajuda é um gesto de amor com você!
* Esse texto foi publicado no site Thought Catalog